A Uerj dispõe de diversos canais por onde  compartilha com a sociedade as produções realizadas por seus pesquisadores. A Rádio e a TV Uerj são dois exemplos de sucesso de veículos a serviço da circulação do conhecimento científico.

Produções em rádio e audiovisual

A Rádio Uerj está entre as primeiras rádios universitárias brasileiras, na web desde 2005, divulgando serviços e ações da Universidade em ensino, pesquisa, cultura e extensão. No ar 24h por dia, a Rádio tem programas próprios e em parceria com professores, servidores e alunos da Uerj, produzindo nos  últimos quatro anos mais de dois mil podcasts. Entre os diversos programas está o Uerj Entrevista. Assuntos atuais são comentados por professores e pesquisadores em linguagem simples e acessível, fazendo do programa um espaço para reflexão sobre temas cotidianos.  Entre as pesquisas divulgadas nas últimas temporadas estão: A expansão da pesquisa brasileira sobre ciências atmosféricas na Antártica, que ajuda a entender como as mudanças climáticas na região polar do planeta afetam o Brasil; A astrobiologia e os avanços científicos para a colonização de Marte, apontando a importância da multidisciplinaridade dos saberes científicos para o avanço das descobertas dentro e fora do planeta e Novas metodologias de ensino científico alinhadas ao avanço tecnológico, mostrando como a tecnologia por meio dos jogos pode auxiliar no aprendizado em sala de aula.

Outro canal de informação sobre as pesquisas é a TV Uerj. Elaborada por profissionais e alunos, a programação da TV é voltada para a divulgação das atividades universitárias, além da discussão de temas atuais. De 2020 a 2023, foram mais de 500 produções audiovisuais feitas pela TV. Entre os programas voltados para a divulgação científica destaca-se o Repórter Ciência. O programa apresenta em vídeos curtos o que tem sido produzido pela Universidade, trazendo informação de qualidade e democratizando assuntos científicos para a população. Alguns dos vídeos da playlist são: Conheça o projeto Aduba, que visa apresentar um olhar de desenvolvimento sustentável sem deixar os aspectos sociais, econômicos e políticos de lado, Pele biológica ajuda no tratamento da psioríase, que busca desenvolver métodos mais eficazes de mapeamento da doença e tratamento, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, e Por que é importante estudar os mamíferos aquáticos?, mostrando como a qualidade de vida dos animais pode indicar níveis de poluição marítima.

O Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Uerj produz e veicula uma série de materiais audiovisuais voltados à divulgação científica

A Rádio Uerj e a TV Uerj são vinculadas ao Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Uerj. Atuando no campo tecnológico, educacional e de comunicação da Universidade, o CTE produz e veicula uma série de materiais audiovisuais voltados à divulgação científica, inclusive em conjunto com outras instituições.  O período de 2020 a  2023, por exemplo, foi marcado por parcerias e coproduções entre diversas unidades acadêmicas e instituições externas, como o  Colégio Pedro II e o Canal Futura. O resultado foi a conquista de mais espaço para a veiculação das produções audiovisuais da Uerj, aumentando a sua audiência.

Eventos

Além das produções audiovisuais, a Rádio e a TV Uerj também contribuem para a circulação do conhecimento produzido na academia por meio de eventos. Em 2022 e 2023, por exemplo, foram realizadas a Semana do Rádio na Uerj e o Festival Curta na Uerj.

A Semana do Rádio foi idealizada para promover a discussão da história, da importância social e dos aspectos da profissão da radiodifusão, por meio de debate com convidados da área. Sua primeira edição, realizada em 2022 marcando as comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil, foi tão bem-recebida, que o evento foi promovido também em 2023.

Já a 9ª edição do Festival Curta na Uerj, em 2023, reuniu vídeos concorrentes de todo o Brasil com o tema Ciência, um convite à reflexão sobre a ciência e seu papel na sociedade. Desde seu início, em 2012, o concurso já reuniu mais de 500 trabalhos produzidos em variadas plataformas tecnológicas, incluindo celulares, máquinas fotográficas e filmadoras.

Acompanhe as produções voltadas à divulgação da ciência pelos canais da Uerj: Instagram Uerj, Rádio Uerj, TV Uerj.